top of page

Quem Somos

Sádonica é uma pequena menção à memória de minha avó paterna, sábia senhorinha moradora do município de Liberdade – MG. Era habilidosa em todas as atividades diárias do sítio, mas uma delas era admirável, a de preparar a lã de ovelhas para a tecelagem de cobertores: tosquiar, lavar, secar, cardar e fiar.

Era dezembro de 1970, eu tinha 13 anos, quando me deparei com o desafio de fazer nova peça de madeira para o fuso de fiar da vovó que havia se quebrado. Talvez ali tenha começado meu interesse em trabalhar a madeira.

Mantive o gosto pelas arvores e madeiras, e a marcenaria como um hobby, mas agora aposentado, dedico longo tempo a esta atividade. Faço meus trabalhos com muita dedicação e respeito por esta matéria prima nobre, a cada dia mais escassa.

 

  • Técnicas de construção: carpintaria, marcenaria, marchetaria maciça e de lâminas, aproveito cada pedacinho que sobra para colar a outros e formar uma nova peça.

 

  • Tipos de artigos construídos: tear de pente liço e seus acessórios, agulhas para tricô, oratórios, tabuleiro de xadrez, jogo resta um, bonequinho trapezista, caixinhas marchetadas, dados maciços, porta lápis, entre outros.

 

  • Acabamento das peças: óleo de linhaça, óleo de tungue ou cera de preparação própria (feita da mistura de cera de abelha, cera de carnaúba e terebentina).

 

  • Como consigo as madeiras: a grande maioria dos objetos são feitos com sobras de construção como pontas de caibros, vigas, ripas, assoalhos, tacos que guardo desde os anos 80. Para alguns artigos, como teares e oratórios, adquiro tábuas em depósitos ou madeireiras. Meus familiares também me trazem muitos pedaços de madeira que encontram descartados.

 

  • Algumas madeiras (pedaços) que ainda tenho guardado para uso: Ipê, Peroba Rosa, Jatobá, Roxinho, Cabreúva Vermelha, Pau Brasil, Angico Preto, Jacarandá Caviúna, Muiracatiara e Garapeira.

O trabalho que faço é artesanal, com uso de ferramentas manuais, desenho próprio, madeiras de diversas espécies e idades, isso faz com que cada objeto seja diferente do outro, podendo apresentar marcas do tempo como fissuras na madeira e sinais de pregos. Todos os objetos são construídos na minha casa no Vale do Paraíba, SP.

José Machado

bottom of page